Creme facial para o outono/inverno: como escolhê-la e os melhores ingredientes para esta estação

A mudança de estação deve andar de mãos dadas com a mudança de cremes. Aqueles para a estação fria devem ser mais ricos em ingredientes nutritivos e hidratantes para manter a pele bem protegida.
Enquanto no verão se devem privilegiar cremes de textura leve, ao contrário, no inverno são preferíveis texturas mais densas e corpulentas. Assim como fazemos a troca do armário, igualmente deve ser feito o cambio da rotina de beleza: para o outono, opta-se por cremes de rosto que ajudam a proteger a pele da queda das temperaturas, da humidade e do vento.
Com a mudança de estação, a pele do rosto tem novas necessidades, precisa de mais atenções e o creme deve adaptar-se aos fatores externos: no inverno, de fato, é mais importante nutrir e dar firmeza. Damos algumas sugestões sobre como escolher os cremes de rosto mais indicados para o outono, mas também para o inverno que se aproxima.
MUDANÇA DE ESTAÇÃO E MUDANÇA DE SKINCARE. VAMOS VER PORQUÊ!
O comportamento da pele muda com a diminuição das temperaturas: O frio, seja o primeiro ou o cortante invernal, de fato provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos e uma menor oxigenação dos tecidos, portanto a renovação celular diminui e a superfície cutânea descama, tendendo a opacizar-se e a perder luminosidade.
As texturas dos cuidados de pele de outono e inverno, portanto, são geralmente mais ricas porque compostas por substâncias oleosas e ácidos graxos que permitem manter a pele hidratada e nutrida. Duas ações fundamentais que mantêm alta a função barreira, limitando portanto o aparecimento dos vários sinais relacionados ao envelhecimento.
Nem todos os cremes são adequados para todos os tipos de pele. Para aquelas sensíveis e secas, os cremes devem ser hidratantes, enquanto os oleosos devem optar por formulações sebo-reguladoras ou hidratantes, mas com texturas mais leves para não obstruir os poros.
NUTRIENTE OU HIDRATANTE, À NOITE OU DURANTE O DIA?
Deve-se dizer que nem todos os cremes de rosto indicados para o outono são iguais, não apenas pela sua fórmula, mas também pela função: aqueles hidratantes mantêm elevado o nível de água na pele durante todo o dia e são compostos por ingredientes umectantes e preenchedores.
Os cremes nutritivos, por outro lado, contêm substâncias emolientes, são mais densos e protegem contra agressões externas, agindo sobre peles secas e desidratadas que parecem danificadas e descamadas.
Além disso, a hidratação é dada principalmente pelo ácido hialurônico, enquanto o fator nutritivo vem das vitaminas. Ambas as tipologias são ideais para o dia. Importante: é preferível que os cremes, mesmo no outono e inverno, contenham um fator de proteção, especialmente para quem sofre de manchas e melasmas. Para a noite, por outro lado, é melhor optar por uma ação anti-idade, garantindo proteção contra o estresse oxidativo e favorecendo a produção natural de colágeno.
OS MELHORES INGREDIENTES DOS CREMES DE ROSTO PARA O OUTONO/INVERNO
Um papel fundamental é desempenhado, portanto, pelos ingredientes: quanto mais o frio aumenta, mais útil é usar remédios de skincare à base de ácido hialurônico, colágeno, óleos naturais, cera de abelha, etc., todos com natureza oleosa e função também protetora. Além disso, é melhor escolher produtos que contenham vitaminas do grupo B e E, que garantem nutrição epidérmica, ingredientes naturais como extratos de plantas, flores e frutas que ajudam a acalmar a derme. Indispensável, a partir dos 30 anos, é também a presença do ácido hialurônico que ajuda a melhorar a elasticidade e desempenha uma ação anti-idade preventiva.
CREME DE ROSTO COMBINADO COM SÉRUM
Pode-se escolher usá-los separadamente ou em um único produto com base na idade e no tipo de pele: geralmente, para peles mais jovens e tendentes ao oleoso, é melhor uma única solução, ao contrário nos outros casos.